Skip to content. Skip to main navigation.


Caso de Sucesso - Hospital de Denia


  • A Cerner implantou suas soluções em mais de 23 países no mundo todo.

    Na América Latina, a Clínica Las Condes do Chile, a terceira melhor clínica/hospital da América Latina (incluindo o Brasil), de acordo com o ranking da América Economía, conta com o Cerner Millennium® para a gestão integral do gerenciamento médico.

    Na Europa, o Hospital de Denia, administrado pela empresa Marina Salud, se encontra entre os melhores do mundo devido ao alto grau de implantação do prontuário clínico eletrônico Cerner Millennium, atingindo o nível 6 de um total de 7 de acordo com o HIMSS HIMSS (Sociedade de Sistemas de Informação e Gestão em Saúde) e nomeado para o nível 7. A Cerner possui no mundo todo, em total, 105 hospitais credenciados com os níveis 6 e 7 do HIMSS, considerando que 7 é o nível mais alto.

    O prontuário clínico eletrônico do Hospital de Denia é um dos poucos na Espanha capaz de integrar não apenas episódios clínicos de cada paciente, mas também associar todos os tipos de exames, cirurgias, medicamentos, altas hospitalares e consultas externas. Além disso, esses dados encontram-se à disposição em qualquer lugar do hospital e nos 11 consultórios que formam a rede de atendimento do Departamento de Saúde de Denia. A rede pode ser acessada pelos médicos pela Internet, por meio de um canal seguro.

    Adicionalmente à grande capacidade de integração do prontuário clínico, o software do Cerner Millennium empregado pelo Hospital de Denia, tem ainda outra série de vantagens que também são bem conceituadas pelo HIMSS:

    • Possui um gerenciador único de pedidos, que combina as necessidades de atendimento médico com as consultas programadas.
    • Tem a possibilidade de criar, adaptar ou modificar planos de atendimento, meios clínicos contínuos e protocolos clínicos que suportam o acréscimo das últimas evidências científicas atualizadas.
    • Oferece uma visão interdepartamental por meio da qual pode atribuir, de modo adequado e eficaz, todos os recursos disponíveis, sejam eles quartos, médicos, programação de pessoal, etc.
    • Focado no pessoal médico, visando oferecer todas as informações relevantes do paciente em uma mesma tela: diagnósticos, alergias, resultados de laboratório, pedidos, etc.

    Um dos principais fatores analisados pelo HIMSS para a obtenção do nível 6 é o funcionamento do sistema de administração de medicamentos do hospital.

    No gráfico: níveis do HIMSS (nº de fase). A coluna à direita indica a porcentagem de hospitais americanos que atingiram o nível em 2010. A coluna a seguir corresponde ao ano de 2011.

    A concessão do nível 6 significa que os prontuários clínicos do hospital são eletrônicos. Na opinião dos especialistas no setor, considerando a situação atual de falta de recursos financeiros e de pessoal, ser um hospital nível 6 é um indicador importante da alta qualidade do atendimento ao paciente empregando um prontuário eletrônico interoperacional.

    O Hospital de Denia é um hospital de referencia para a Cerner na Europa. Uma prova disto são as inúmeras visitas de pessoas responsáveis pelas áreas de Sistemas e Tecnologia da Informação, assim como de profissionais da área da saúde provenientes de diversos continentes que têm visitado o centro de atendimento médico nos últimos dois anos.

    Para ficar sabendo mais sobre as soluções da Cerner no Hospital de Denia, clique aqui.

    Se você estiver interessado em marcar uma visita no Hospital de Denia para poder ver em pessoa o funcionamento do Cerner Millennium, entre em contato com Allende Manrique.